O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – Muito obrigado, deputado João Fischer.

Cumprimento V. Exa., que teve a sensibilidade de trazer este tema de importância nacional para o Parlamento gaúcho, e o presidente dos trabalhos, deputado Cassiá Carpes.

Este tema não poderia ser abordado por outro parlamentar que não fosse V. Exa., pela experiência, pelo número de mandatos nesta Casa, por tudo que já viu aconteceu no setor coureiro-calçadista, por ser uma pessoa que nasceu e se criou naquela região, que começou passando cola em sapato e, hoje, está aqui defendendo o setor calçadista. E o faz muito bem, como outros deputados que seguem a mesma linha.

O setor calçadista enfrenta problemas, principalmente o setor de exportação. Hoje, cerca de 4 milhões de pares de calçados aguardam licença para serem enviados para a Argentina, o que está gerando um prejuízo, neste ano, de aproximadamente 100 milhões de reais para o setor de exportação.

O nosso exportador já sofre diariamente com o problema do câmbio. Às vezes, quando o câmbio volta a lhe favorecer na disputa comercial com outros países, ele já perdeu clientes, e ainda sofre retaliação de outro país, como, agora, da Argentina, que, no próximo dia 23 de outubro, irá vivenciar uma eleição presidencial.

Trata-se de um jogo político em plena campanha eleitoral, para mostrar que o setor empresarial e desenvolvimentista da Argentina está assegurado pela presidenta daquele país. E com isso a nossa exportação de calçados sofre prejuízo.

Mas o que mais me surpreende é o fato de que – li no jornal – a Argentina está esperando aumentar a exportação de leite em pó para o Brasil.

Ou seja, não estamos vendo o Brasil proteger o seu calçado e estamos vendo a Argentina ampliar a quantidade de produtos que exporta para o Brasil. Fico me questionando, deputado João Fischer, se o governo federal trabalha em prol da Argentina ou em prol do Brasil.

Contamos com a sensibilidade do governo federal, do Ministério de Desenvolvimento para que de fato busquem soluções, para que tranquem os produtos argentinos para podermos solucionar os problemas da cadeia calçadista

Parabenizo-o mais uma vez pelo tema. Somos parceiros; a bancada do PSDB é parceira em buscar alternativas para resolver este problema. Muito obrigado.