O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – Quero cumprimentar o deputado Catarina Paladini, vice-presidente da Casa, e o deputado Edson Brum pelo tema que traz ao Parlamento, local para discutir os rumos políticos do Estado e as coisas que estão acontecendo.

Quero aproveitar o momento e saudar dois vereadores de Muçum que nos visitam na tarde de hoje, o Jonas e o Marcolin.

Essa análise sobre as finanças do Estado que V. Exa. traz para a Casa, deputado Edson Brum, além de ser muito criteriosa e detalhista, é um alerta que, há três anos, mais ou menos, as bancadas de oposição, os analistas políticos e financeiros, os economistas vêm fazendo no Estado do Rio Grande do Sul.

Quando assumimos este mandato e quando o governador Tarso também assumiu o mandato, uma das maiores preocupações que o Estado tinha era sair do buraco. E nós tivemos, nesses três anos, a maior irresponsabilidade administrativa de gestão que um governador consegue realizar num Estado, onde havia problema e, agora, vem sendo agravado.

Os saques do caixa único, a retirada de dinheiro dos depósitos judiciais, da transferência de 1,3 bilhão de reais da CEEE para o caixa do Estado, os aumentos das taxas, como V. Exa. citou aqui, com um viés totalmente arrecadatório, mais os 6 bilhões e 600 milhões de empréstimos que foram aprovados com a ajuda desta Casa, mas não executados pelo governo, tudo isso demonstra que o Estado do Rio Grande do Sul está no caminho errado e desorganizado financeiramente. Se continuar nessa linha, não teremos condição de tirá-lo dessa situação tão cedo. Este é o Estado que está mais distante dos outros Estados da Federação pela sua péssima administração.

Quero parabenizar V. Exa., deputado Edson Brum, em nome da bancada do PSDB, por trazer à tona esse debate da preocupante situação financeira do nosso Estado, porque se não incluirmos no debate político das próximas eleições com os candidatos esse tema não tenho dúvida alguma de que o Rio Grande do Sul perderá, pois, para que haja investimentos básicos, como se espera, há que se ter condição financeira suficiente para isso. E não estamos tendo esse respaldo pela administração atual.

Parabéns e um abraço, deputado Edson Brum.