O deputado estadual Lucas Redecker manifestou-se na tribuna da AL nesta quinta-feira (13), sobre a importação descontrolada de leite da Argentina, o que está prejudicando os produtores rurais gaúchos. Redecker disse que não vê o governo brasileiro praticar a mesma política protecionista em relação aos produtos argentinos, a exemplo do que o país vizinho faz com as nossas mercadorias.

Redecker citou o exemplo dos 3,5 milhões de pares de calçados retidos na fronteira, e que já estão proporcionando um prejuízo de pelo menos U$ 40 milhões aos calçadistas. “Eu não vejo o protecionismo do nosso país, nem as nossas barreiras. Também não vejo o governo estancando o produto da Argentina, que faz o mesmo com os calçados gaúchos, e se preocupar com o seu produtor. Mas vejo sim, o governo contribuindo para a diminuição da renda do produtor de leite e também do exportador de calçados e ajudando a Argentina”, afirmou.

Redecker disse que manteve contato com indústrias do Vale dos Sinos nesta quinta-feira, e os calçados continuam retidos na fronteira. O parlamentar disse que o tema já foi debatido na AL, foi feito contato com o Ministério do Desenvolvimento, com secretarias de Estado e nada foi feito pelo governo até o momento. O parlamentar pediu medidas imediatas em relação à Argentina, nos mesmos moldes das sanções aplicadas pelo país vizinho.

De acordo com Redecker, a intenção dos argentinos é ampliar ainda mais o limite mensal de importações de leite para o Brasil, passando de 3,3 mil toneladas para 4,4 mil toneladas. Para Redecker, o país argentino está no seu papel de vender os seus produtos e proteger a sua economia, o que é louvável e deveria servir de exemplo para o Brasil, que está se omitindo em relação a esses e outros setores produtivos importantes. “Isso tudo demonstra que estamos na contramão”, lamentou Redecker.