O SR. LUCAS REDECKER (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:

Acredito que a dúvida – e falo para o deputado Valdeci Oliveira – é generalizada em relação às bancadas de oposição. As bancadas de governo talvez já saibam um pouco mais.

Nas sessões anteriores, particularmente naquela de duas semanas atrás, fizemos um acordo em virtude da discordância parcial de bancadas, tanto da oposição quanto da situação, em relação a este projeto específico. Acabamos, de maneira unânime, tirando o quórum do plenário para que pudéssemos ter uma semana a mais de discussão em relação a esse projeto específico.

Após uma semana, na reunião de líderes, acordamos em inverter a pauta e colocá-lo por último nos projetos em regime de urgência. Posterior à votação dos projetos – até tivemos uma longa discussão em relação à redação final dos projetos votados – retirou-se, mais uma vez, o quórum quando seria votado esse projeto específico.

Ele entrou na ordem do dia de hoje, sendo o único em regime de urgência, mas não foi modificado, apenas foi acrescentada uma emenda. E há detalhes que continuam pairando no ar, as dúvidas apresentadas pelo deputado Frederico Antunes são as mesmas das de outras bancadas, por isso estou generalizando.

Gostaria, deputado Valdeci, que V. Exa. pudesse nos explicar essa mudança específica, bem como aquelas outras dúvidas que tínhamos e debatemos aqui – questionamentos feitos pelos técnicos das nossas bancadas à bancada do governo e ao líder do governo – para que pudéssemos saber justamente a modificação que ocorreu e não venhamos, hoje, a ter o rescaldo de duas semanas quando, por acordo unânime, paramos de votar outros projetos que hoje acumulam a pauta. Temos 30 projetos para serem votados entre hoje e amanhã e, se necessário for, na quinta-feira também. Mas essas dúvidas devem ser sanadas.

Com a abertura de diálogo que temos com o líder do governo, que sempre está à disposição para debater tanto os assuntos propostos pelo governo como pela oposição, poderemos contribuir com o engrandecimento do debate e acima de tudo com os resultados positivos que, tenho certeza, este Parlamento busca para o Estado do Rio Grande do Sul, independentemente, de quem é governo ou oposição. Estamos aqui, todos os deputados, em uma condição democrática.

Não vou utilizar todo o tempo regimental, mas vim à tribuna para que a bancada do PSDB pudesse manifestar sua posição de acordo com a do deputado Frederico Antunes e para solicitar ao líder do governo que nos esclareça os detalhes do projeto, o que de fato foi alterado e o que terá de futuras modificações. (Não revisado pelo orador.)