O deputado estadual Lucas Redecker e o vereador Paulo Antônio Heylmann (PSDB), conhecido como Goiabão, de Nova Petrópolis, estão buscando recursos para a construção de quadra poliesportiva junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Amstad, na localidade de Linha Imperial. Há poucos dias Redecker esteve no município, quando tratou com o vereador sobre este assunto e esta semana o vereador oficializou o pedido da comunidade, com a entrega de ofício pedindo os recursos. De acordo com Heylmann, a comunidade aguarda há mais de dez anos o atendimento desta demanda.

Em documento enviado ao gabinete do vereador, a diretora da escola, Leani Freitag Cornelius, argumenta que “a comunidade e, principalmente a escola, carece um local em que possa realizar as atividades de educação física, demais esportes ou inclusive de um local para festas ou assembleias de pais.” Conforme a diretora ainda, o projeto técnico está pronto e aprovado desde 1998, porém com as sucessivas trocas de governo a obra nunca foi executada.

De acordo com o vereador, as práticas esportivas da escola são realizadas numa quadra alugada junto a Sociedade Cultural e Esportiva Concórdia, o que obriga os estudantes a atravessar a RS 235 e andar mais de 300 metros até o local, o que é perigoso. “Há vários alunos saindo desta comunidade escolar, aumentando a despesa com transporte escolar para o município, pois os alunos não dispõem de espaço para esportes”, disse o vereador.

Redecker ouviu atentamente as ponderações do vereador e prontificou-se em ajudar. Disse que vai apresentar emenda ao Orçamento do Estado para o próximo ano pedindo os recursos bem como avaliar outras alternativas para se buscar estes recursos.