A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável realizou nesta quarta-feira (19), audiência pública para tratar sobre a construção do Aeroporto 20 de setembro, entre as cidades de Portão e Nova Santa Rita. 

Na ocasião, o proponente da audiência pública, deputado Lucas Redecker, recebeu a garantia da Seinfra que há R$ 1,608 milhão destinado no Orçamento de 2012 para a execução do estudo de implantação e viabilidade do novo aeroporto. No encontro, foi confirmada também a realização de reunião em Brasília, na Secretaria da Aviação Civil, para tratar da ideia de forma mais operacional e objetiva com o ministro Wagner Bitencourt e o presidente da Infraero. 

Redecker ressaltou que o aumento da demanda do Aeroporto do Salgado Filho é o principal fator que levou alguns setores a buscar alternatiAWfvas para o tráfego aéreo gaúcho. “Com a reforma do Salgado Filho para a Copa do Mundo ele terá capacidade de receber 8 milhões de passageiros, porém a previsão é que sejam recebidos 10 milhões de usuários”, explicou o parlamentar. “O aeroporto 20 de setembro tem condições de já nascer com duas pistas e uma grande área que já capacita para a recepção não só de passageiros mas de cargas. Atualmente estas cargas não tem capacidade de chegar em determinados destinos. Com a construção do aeroporto 20 de setembro esta realidade será mudada, fomentando assim a economia do nosso Estado. Esta é a principal importância de trazer este debate para dentro do Parlamento gaúcho, que é um dos provedores de desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, completou. 

Luiz Afonso Franz apresentou o pré-projeto do aeroporto 20 de setembro. “ O Rio Grande do Sul precisa sim de mais um aeroporto. Ele será uma alavanca para o crescimento e uma plataforma estratégica para a economia do estado”, afirmou. 

Segundo o pré-projeto, o aeroporto 20 de setembro poderá decolar diretamente para a Rota Polar, ou seja, ter voos diretos do Estado para Austrália e Nova Zelândia. O documento ainda ressalta que com a construção do aeroporto poderão ser feitos voos diretos de cargueiros, dinamizando a entrega de cargas e desafogando as estradas, já que atualmente isso é feito de caminhão. 

Roberto Carvalho Neto, diretor da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), ressaltou que um aeroporto precisa de um plano logístico bem pensando e uma integração com as rodovias. “Precisamos construir aeroportos funcionais e que atendam as nossas demandas. O próprio presidente da Infraero, Gustavo do Vale, falou da sua preocupação com o esgotamento do Aeroporto Salgado Filho, ou seja, este projeto é de interesse federal”, declarou. Ele também afirmou que o plano aeroportuário do RS prevê a construção de mais um aeroporto no RS e que a área escolhida não apresenta, a princípio, entraves para a instalação do aeroporto. 

O chefe do Estado maior do V Comando Aéreo, Jefson Borges não fez nenhuma objeção a construção do novo aeroporto, mas disse que o V Comar tem duas preocupações: como se dará o tráfego aéreo no RS e as mudanças urbanísticas que os municípios no entorno do aeroporto sofrerão. “O aeroporto vai impactar o entorno dos municípios e demandar crescimento urbano. Isso precisa ficar claro”, disse Borges. 

Para o Comandante Nelson Hilcoat Riet Correia, presidente do Conselho Consultivo em Ciências Aeronáuticas, a construção do aeroporto será um marco para o desenvolvimento do nosso Estado. 

Participaram ainda da audiência pública o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov; o diretor do Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Roberto de Carvalho Neto; o superintendente da Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza; o gerente técnico de construção aeroportuária da Agência Nacional de Aviação (Anac), Marcelo de Canossa Macedo; o chefe do 5º Serviço Regional de Engenharia do V Comar, major aviador Steven Meyer; o superintendente do Aeroporto Salgado Filho, Jorge Herdina,; a promotora de Justiça, Maria Augusta Menz, representando o Ministério Público RS; o presidente do Conselho Consultivo em Ciências Aeronáuticas, comandante Nelson Hilcoat Riet Correia; o diretor de relações com a comunidade do Grupo Editorial Sinos, Miguel Schmitz; o diretor de relações institucionais da ACIS Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Marco Aurélio Kirsch; o diretor da Faculdade de Ciências Aeronáutica da PUC-RS, Elones Fernando Ribeiro; a secretária municipal de Indústria e Comércio de Nova Santa Rita, Patrícia Becker de Borba; o integrante do comitê pró-aeroporto 20 de setembro, Wilson Ghignatti; o ex-prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini. 

Conheça algumas das principais características do novo aeroporto  

– Tem área estimada em 2,5 mil hectares, entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita
– Previsão de construção de duas pistas – uma de 3,2 mil metros e outra com 2,7 mil metros – mais longas que a atual do Salgado Filho
– Condições para receber voos internacionais e atuar no transporte de cargas
– Condições para receber até 30 milhões de passageiros por ano
– Localização intermediária entre SP e Buenos Aires
– Terá condições para pousos e decolagens com qualquer situação climática
– Estará localizado a 19 quilômetros da Arena do Grêmio