Frente Parlamentar encaminha projetos de estímulo ao consumo de erva-mate

31 agosto 2017
47 Visualizações

Ainda neste semestre, a Frente Parlamentar da Erva Mate da Assembleia Legislativa deve apresentar projeto que prevê a inclusão de alimentos à base de erva-mate na merenda escolar do Estado, seguindo os exemplos de Santa Catarina e do município de Ilópolis (RS). Também deve ser formulado um projeto que autoriza a compra de erva-mate para fornecimento em repartições públicas, a exemplo do que hoje ocorre com o café e o açúcar, por exemplo. Os encaminhamentos ocorreram durante a reunião das frentes parlamentares estadual e nacional nesta quarta-feira (30), na Casa da Assembleia Legislativa, em Esteio, durante a Expointer. O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Lucas Redecker, participou do encontro.

Durante o encontro, foram apresentadas ações que estão sendo desenvolvidas no Rio Grande do Sul e no país, como as negociações para estabelecimento de um preço mínimo e alteração na legislação permitindo manejo da erva-mate em Áreas de Preservação Permanente (APP) e destacadas necessidades setoriais: registro da erva-mate no Ministério da Agricultura, urgência de desenvolvimento de produtos e novas tecnologias, redução de tributação sobre ferramentas de produção e revisão do indexador do preço referência.

A reunião contou com a presença de representantes do Ibramate, Sindimate, Emater, Fetag, Câmara Estadual da Erva-Mate, secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Ministério da Agricultura, além de deputados federais e estaduais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O presidente do Ibramate, Valdir Zonin, considerou o encontro bastante positivo para alinhar as demandas do segmento. O vice-presidente do Sindimate, Gilberto Heck, reforçou que as legislações têm atrapalhado iniciativas para buscar novos mercados e que falta apoio para o desenvolvimento de produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>