Chuva causa prejuízos em um quarto dos municípios gaúchos

8 junho 2017
58 Visualizações

Depois de uma noite de intensas chuvas e que deixaram um rastro de destruição no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Lucas Redecker conversou com prefeitos e lideranças de diversos municípios atingidos pela chuvarada, nesta quinta-feira (08). O parlamentar colocou a equipe do gabinete à disposição para intermediar as demandas junto ao governo do Estado.

A Defesa Civil informou que chega a 136 o número de municípios que registraram prejuízos causados pela chuva, isso equivale a 1/4 dos municípios do Estado. O número de cidades em situação de emergência no Rio Grande do Sul também subiu de 56 para 68. Os últimos a enviarem o decreto foram Itapuca, Barra do Quarai, Braga, Sagrada Família, Vicente Dutra, Liberato Salzano, Frederico Westphalen, Jaboticaba, Palmitinho, Trindade do Sul, Guaporé e Caraá.

Segundo a Defesa Civil, a chuva causa problemas para 2.011 famílias que estão desalojadas – atingindo 8.446 pessoas – e 338 que estão desabrigadas – com o total de 1.420 pessoas, em todo o Rio Grande do Sul. A cidade mais afetada é Uruguaiana com 5.540 pessoas fora de casa.

A preocupação é grande ainda com a situação dos rios que já ultrapassaram a cota de alerta no Estado. Até o final da manhã de hoje eram três rios, abrangendo sete cidades. Eram eles: o Caí, em São Sebastião do Caí, com nível de 7,07 metros; o Sinos, em São Leopoldo, com nível de 5,80 metros; e o Uruguai nas cidades de Barra do Guarita (7,15 metros); Itaqui (13,38 metros); Porto Mauá (11,60 metros); São Borja (14,14 metros) e Uruguaiana (12,30 metros). Além disso, o rio Taquari segue subindo em ritmo rápido, e já havia nível acima da cota de inundação nas cidades de Encantado e Estrela.

O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>